Única Seleção ainda com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026, a Argentina de Lionel Messi enfrenta nesta quinta-feira (16), o Uruguai de Luis Suárez. Parceiros fora de campo, Luisito e Messi terão um duelo em grande estilo repleto de raça e tensão em La Bombonera.
Um dos maiores clássicos da América do Sul, o confronto entre Argentinos e Uruguaios vai muito além da raça em campo, bom futebol e muita catimba. Com mais de 120 anos de história, o primeiro confronto entre as Seleções ocorreu ainda em 1901, de acordo com o portal estatístico o Gol.
Ao longo da história foram 208 confrontos com vantagem para a Albiceleste, ao todo, são 94 vitórias argentinas, contra 61 vitórias uruguaias. Jogando na casa argentina, a Seleção de Messi leva ainda mais vantagem, são 87 jogos, com 54 vitórias caseiras. Em solo argentino os uruguaios levaram a melhor em apenas 11 oportunidades.
Argentina x Uruguai
Sem poder contar com Monumental de Núñez, os argentinos farão o jogo em La Bombonera, mítica casa do Boca Juniors. A opção dará aos jogadores algo que Lionel Scaloni considera imprescindível, o calor do torcedor argentino.
Com quatro vitórias em quatro jogos, a Argentina segue com 100% de aproveitamento e liderando a competição. Para a partida de logo mais, Scaloni tem apenas uma dúvida: Lautaro Martinez ou Julián Álvarez. Enquanto o centroavante da Inter de Milão tem sido titular na maioria dos jogos, o Camisa 19 do City tem tido boas atuações, não só chegando para finalizar mas ajudando na construção de jogadas.
Do outro lado, Marcelo Bielsa tem mais dúvidas na montagem da equipe. Vindo de vitória sobre o Brasil, El Loco ainda está buscando seus 11 ideais. Nesse sentido a Convocação de Luis Suárez pode ter colocado uma pulga atrás da orelha do treinador.
De volta à Seleção após 10 meses fora da Celeste Olímpica, Luisito pode ser uma carta na manga de Bielsa, provavelmente para atuar na segunda etapa. Enquanto isso, em meio as dúvidas, o mais provável é que o técnico repita a base da equipe que venceu o Brasil.
Prováveis escalações
Argentina: Emi Martínez, Molina, Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández e Mac Allister; Di María (Nicolás González), Messi e Julián Álvarez (Lautaro Martínez). Técnico: Lionel Scaloni.
Uruguai: Rochet, Nández, R. Araújo, Cáceres e Olivera; Ugarte, Valverde, Pellistri, De la Cruz e Rodriguez; Darwin Nuñez. Técnico: Marcelo Bielsa.
Horário e onde assistir à partida
Argentina x Uruguai entram em campo às 21h00 (horário de Brasília), na noite desta quinta-feira (16), em La Bombonera, Buenos Aires, Argentina. A partida terá transmissão ao vivo no Sportv 2.